Jornal Tribuna do Norte (20/03/2019)
Bahia ou RN? Jornalista Yuno Silva
A CARTA DE CAMINHA SOLUCIONADA
Dickson Medeiros
Professor de Geografia e História
Mestrando em História - Universidade de Lisboa
Governo do Estado do Rio G. Norte
Prefeitura Municipal de Macaíba
POR QUE DESTE SITE?
Dentre muitas contribuições deste site, elenco aqui pelo menos cinco que você verá na leitura; são:
1. A carta de Caminha pode ser amplamente provada hoje através da cartografia, das cartas náuticas e medições de profundidade do mar;
2. Os dados da carta (pouco pesquisados até hoje) confirmam a chegada de Cabral, não na costa potiguar como tem afirmado nas últimas décadas o pesquisador Lenine Pinto, mas na costa baiana;
3. Caraíva (BA) como proto lugar da frota de Cabral. Tirando a dúvida do primeiro lugar de contato em terras baianas, até hoje paira a dúvida injustificada ;
4. O marco do Descobrimento que está em Porto Seguro é de 1500, chantado por Cabral e não de 1503 ou 1535;
5. Dentre outras questões que envolvem novas teses sobre datas, nomes e lugares ainda não pesquisados.
A ideia ao escrever este trabalho era inicialmente fazer um artigo para a imprensa, depois por está maior que um artigo, uma matéria, mas como seria grande o conteúdo para uma matéria resolvi fazer um livro digital, apesar de ser pequeno para o tamanho de um livro.
Ao apresentarmos esta pesquisa para a imprensa vimos que seria oportuno disponibilizar em conjunto à pesquisa, um sítio eletrônico (site), vídeos, mapas e este pequeno livro em PDF que poderá ser impresso, além de lido digitalmente.
A ideia primeira no site, não foi vender o livreto digital; tanto que o conteúdo também pode ser visto no endereço www.brasil1500.com/aonde-cabral-desembarcou, entretanto, para os que quiserem ter o conteúdo de forma mais organizada e poder imprimí-lo no formato de livro, foi criado este livreto digital. Portanto, recomendamos aos que adiquirirem o livro digital imprimí-lo.
Pelo tamanho, é evidente que este livreto não quer trazer aqui uma pesquisa acurada sobre o descobrimento do Brasil, entretanto, sobre a carta de Caminha trazemos sim um estudo importante e empírico para as futuras gerações.
Sobre o pesquisador Lenine Pinto que gerou toda esta celeuma, peço desculpa por não puder concordar com o mesmo que o achamento da terra de Vera Cruz seja no Rio Grande do Norte, embora penso que suas dúvidas geraram muitas certezas sobre o descobrimento do Brasil através deste livreto.
Como potiguar, gostaria que Lenine Pinto estivesse certo. Este assunto só é mais discutido nesta forma (de dúvida) no Rio Grande do Norte, por causa de Lenine Pinto. Entretanto, até hoje os baianos e brasileiros pouco sabem sobre o empirismo da carta de Caminha, ou seja, como pode ser demonstrada matematicamente pela cartografia e cartas náuticas, bem como não sabem ainda sobre o verdadeiro lugar de contato inicial pela frota portuguesa, ou seja, Caraíva (distrito de Porto Seguro, BA) e do rio de mesmo nome.